top of page

AÇÚCAR

Geralmente, o açúcar é um dos principais itens eliminados da alimentação de quem quer perder peso. Parece que sempre precisamos colocar a culpa em algum alimento. Mas será que o açúcar por si só leva ao ganho de peso? E seu consumo também leva ao desenvolvimento do diabetes?

O Instituto de Medicina Americano recomenda que se consumam até 25% do total de calorias do dia oriundos do açúcar. A Organização Mundial da Saúde baseou sua diretriz em estudos que relacionavam um consumo maior que 10% de açúcar com cáries dentárias, recomendando, portanto, que se consumam menos de 10% do valor de calorias do dia provenientes do açúcar. Se consumirmos menos de 5%, melhor ainda. Já A Associação Americana de Cardiologia recomenda no máximo 100 calorias provenientes de açúcar para mulheres e 150 calorias para homens e as Diretrizes Alimentares Americanas recomendam limitar o consumo de açúcar entre 5 a 15% do valor calórico total da dieta. Com tantas diretrizes, qual seguir?

O que se observou em estudos bem conduzidos é que o ganho de peso está relacionado a um aumento no valor energético, ou seja, no quanto se consome de calorias. Quando se comparam dietas com valor calórico para manutenção de peso, tanto a que contém açúcar quanto a que substitui o açúcar por outro tipo de carboidrato, não levam à alteração de peso. O mesmo vale para o diabetes. O ganho de peso é que é o fator de risco para o desenvolvimento da doença, independente do consumo de açúcar.

Minha intenção não é sugerir que se comece a consumir açúcar indiscriminadamente, mas sim que não existe necessidade de eliminá-lo da alimentação. Já falamos sobre isso em outros posts. Tudo depende do equilíbrio. Se a dieta contém os alimentos importantes para a manutenção da saúde e prevenção de doenças, não vejo problemas em incluir um pouco de açúcar, desde que dentro do que cada um deve consumir para manter um peso saudável. No caso de pessoas com diabetes, é possível também, mas neste caso, recomendo o acompanhamento com nutricionista para garantir o controle da glicemia.

Referências: 

Kahn R., Sievenpiper J. L. Dietary Sugar and Body Weight: Have We Reached a Crisis in the Epidemic of Obesity and Diabetes? Diabetes Care 2014;37:957-62.

Yang Q. et al. Added Sugar Intake and Cardiovascular Diseases Mortality Among US Adults. JAMA Intern Med 2014;174(4):516-524.

World Health Organization. Guideline: Sugars intake for adults and children 2015. Disponível em: http://goo.gl/0IEjtL

0 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2_Post
bottom of page