top of page

POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER UMA ALIMENTAÇÃO RICA EM FIBRAS?

De uma forma simples, fibra alimentar é a parte comestível de plantas que não é digerida ou absorvida pelo nosso intestino.

Sua função mais conhecida está relacionada ao bom funcionamento intestinal, pois serve de alimento para a microflora (bactérias) normalmente presente no intestino grosso, além de regular a velocidade de digestão e absorção dos nutrientes e promover a laxação normal.

Além disso, as fibras alimentares estão relacionadas à prevenção de doenças cardiovasculares, auxílio no controle do LDL-colesterol (colesterol “ruim”) e da glicemia, e ainda, ajudam a aumentar a saciedade, prevenindo ou ajudando no tratamento da obesidade.

As fibras estão presentes em frutas, hortaliças, aveia, cereais integrais e leguminosas.

A recomendação de ingestão de fibra alimentar total para adultos varia entre 21 a 29g para mulheres e 30 a 38g para homens. Para crianças de 2 a 6 anos, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o consumo em gramas correspondente à idade acrescida de 5, ou seja, para uma criança de 5 anos somamos 5 + 5 = 10g.

Para atingir a recomendação de fibras, devemos dar preferência aos cereais integrais (arroz, milho, quinua, etc.), incluir 5 porções de frutas e hortaliças por dia e consumir leguminosas (feijões) com regularidade.

Seguem alguns exemplos, para você ter uma ideia de como ter uma dieta rica em fibras na prática:

  1. Em um café da manhã contendo 1 fatia de pão integral e 1 fatia de mamão com 1 colher de sopa de aveia, temos cerca de 4g de fibra;

  1. Em um almoço ou jantar contendo salada de alface, cenoura e brócolis, 4 colheres de sopa de arroz integral e 1 concha de feijão, temos cerca de 10g de fibra;

  1. Em um lanche contendo iogurte com ¾ xícara de chá de cereal matinal integral e 1 banana prata, temos cerca de 5g de fibra.

Como você pode ver, a alimentação rica em fibras é importante, porém, você também pode, de vez em quando, consumir arroz ou pão branco sem prejuízo nenhum à saúde. Se você tem diabetes, sugiro que converse com um nutricionista para que ele te ajude a fazer ajustes nos dias que consumir cereais não integrais.

3 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page