top of page

PRECISO TOMAR 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA?

Que tomar água é importante, todo mundo já sabe. Mas quanto de água devemos tomar por dia? Qual a função dela no nosso corpo?

A água representa de 45 a 75% do peso do nosso corpo, dependendo da idade e sexo. Homens possuem maior proporção de água corporal do que mulheres, mas em média, 60% do peso dos adultos são compostos de água.

A água ajuda na digestão dos alimentos, na mobilidade das articulações, lubrificam os olhos, participam de inúmeras reações dentro do organismo, transporta nutrientes para as células, permite que o sangue seja fluido e chegue a todos os órgãos e finalmente ajuda a manter a temperatura corporal, através do suor. Também é importante na prevenção da constipação e de cálculos renais recorrentes.

Nós perdemos de 1.8 a 3,5 litros de água por dia através da respiração, da urina, das fezes e do suor, mas só conseguimos produzir de 250 a 350 ml dentro do nosso corpo. Portanto, é necessário repor as perdas através do consumo de líquidos.

O Institute of Medicine (IOM) recomenda para homens o consumo de 3,7 litros por dia de água proveniente de líquidos e alimentos e 2,7 litros para mulheres. Já A European Food Safety Authorithy (EFSA) recomenda o consumo de 2,5 litros por dia para homens e 2,0 litros por dia para mulheres.

Porém, as necessidades de água variam de acordo com a idade, gênero, condições climáticas e nível de atividade física, ficando difícil ser estabelecida uma recomendação. Uma maneira prática de avaliar a hidratação é a cor da urina que deve estar límpida e clara, exceto a primeira urina da manhã que é mais concentrada.

O pH da água não influencia a saúde. O estômago é ácido e mesmo que a água seja básica, não consegue elevar o ph do estômago. Tanto a água de torneira quanto as águas minerais brasileiras não contêm elevado teor de sódio.


Referências:

Armstrong LE, Soto JA, Hacker FT Jr, Casa DJ, Kavouras SA, Maresh CM. Urinary indices during dehydration, exercise, and rehydration. Int J Sport Nutr. 1998;8(4):345-55.

Azevedo OS, Pereira FWL, de Paiva SAR. Água, Hidratação e Saúde. Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição 2015.

European Food Safety Authority (EFSA). EFSA Panel on Dietetic Products, Nutrition, and Allergies (NDA). Scientific Opinion on Dietary Reference Values for water. EFSA Journal 2010; 8(3):1459.

National Academy of Sciences/Institute of Medicine. Dietary Reference Intakes for Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate 2005.


6 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page