top of page

PRESUNTO OU PEITO DE PERU?

Quando alguém decide iniciar uma dieta ou tornar os hábitos alimentares mais saudáveis é muito comum incluir o peito de peru ou substituir o presunto por ele, seja no café da manhã, no lanche ou no jantar. Mas você já parou para olhar o rótulo destes alimentos?

A composição do produto pode variar entre as marcas, mas basicamente os ingredientes são:

Peito de peru

Peito de peru, água, sal, proteína de soja, açúcar, estabilizante, espessante, antioxidante, conservador.

Presunto

Pernil suíno, água, sal, açúcar, proteína isolada da soja, estabilizante, aromas, espessante, antioxidante, realçador de sabor, conservado e corante.


Os dois são fontes de proteína. Hoje, o presunto está com menor teor de gordura, portanto, se você comparar os dois, são pouco calóricos e contêm pouca gordura Até aí, parece que é ótimo, não?! Mas o cuidado que devemos ter é com o conteúdo de sódio. A recomendação é que não passemos de 2000 mg de sódio por dia, lembrando que consumimos sódio em outros alimentos e que adicionamos sal no preparo das refeições. Há algum tempo, a indústria já vem tentando reduzir um pouco o conteúdo de sódio em alimentos em geral. Uma fatia de peito de peru das principais marcas variam em torno de 140 mg de sódio, enquanto que em uma fatia de presunto temos entre 140 a 280 mg dependendo da marca. O grande problema está em consumir esses alimentos em excesso, ou seja, se você gosta, não precisa eliminar os frios da alimentação, mas procure não comer grandes quantidades todos os dias.

14 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page