Você conhece a castanha de baru? É uma oleaginosa (da família das nozes e castanhas), originária do Centro Oeste do Brasil, com sabor que lembra um pouco o amendoim.
Essa castanha tem sido bastante estudada por conta de suas propriedades nutricionais.
TABELA 1: Composição nutricional da castanha de baru em comparação com o amendoimCOMPOSIÇAO NUTRICIONAL BARU AMENDOIM CALORIAS (Kcal)535,5569,1CARBOIDRATOS (g)13,69,5PROTEÍNAS (g)25,832,6LIPÍDEOS 9g)41,944,5
Fonte: Adaptado de Fernandes DC et al. Nutritional composition and protein value of the baru almond from the brazilian savanna. Journal of the Science of Food and Agriculture. 2010
O primeiro destaque vai para o teor de proteínas. A castanha de baru é uma boa fonte proteica, não só pela quantidade, mas, principalmente, pela qualidade. As proteínas, de maneira geral, são classificadas de acordo com o seu valor biológico, ou seja, a depender da variedade e da quantidade de aminoácidos essenciais. Por conter todos os aminoácidos essenciais, mas por ser limitada em metionina, a castanha de baru é uma fonte proteica de bom valor biológico, assim como é o feijão.
Em comparação com o amendoim, a proteína da castanha de baru tem melhor valor biológico (atende melhor a necessidade dos aminoácidos essenciais) e é uma ótima alternativa para complementar a dieta dos vegetarianos e veganos.
Com relação aos micronutrientes, é uma boa fonte de cálcio (130, mg /100g), uma boa fonte de ferro (4,9mg/100g), e uma boa fonte de zinco (4,8mg /100g). Para se ter uma ideia, 20g de baru equivale a 30 castanhinhas e supre 15% da necessidade diária de ferro e 10% da necessidade diária de zinco.
Algumas pesquisas vem apontando que, por conta das gorduras insaturadas, a castanha de baru pode ser um bom aliado para a saúde cardiovascular.
Comentarios