top of page

COMO VOCÊ COME?

Você já percebeu que quanto mais tempo livre tem, mais atividades aparecem? E nessa correria, será que sua alimentação não tem ficado de lado? Quem nunca come (ou comeu) sentado no sofá assistindo algum programa; na mesa do trabalho em frente ao computador; ou em pé andando da cozinha para a porta de casa, saindo para o trabalho?

Hoje sabemos que além do que comemos, ou seja, da qualidade e da quantidade da nossa alimentação, devemos nos preocupar também com como comemos. A atenção no nosso prato faz toda a diferença!

Pesquisas mostram que jogar videogame ou assistir televisão durante a refeição aumenta o consumo alimentar. Indivíduos que jogaram videogame durante o almoço sentiram-se menos satisfeitos ao final da refeição, quando comparadas a um grupo que almoçou a mesma refeição sem distrações. Além disso, adolescentes que almoçaram assistindo televisão, consumiram mais biscoitos no lanche da tarde em relação a adolescentes que almoçaram na ausência da televisão.

O tamanho das porções também parece influenciar o quanto comemos. Um experimento realizado com crianças e adultos mostrou que quando estes utilizaram copos baixos e largos, serviram-se de mais suco em relação a indivíduos que utilizaram copos altos e finos. Outro estudo mostrou que pessoas que assistiam a um filme no cinema comeram mais pipoca quando esta era servida em pacotes maiores, mesmo quando a pipoca tinha sido estourada há 14 dias.

E, por fim, a proximidade e visibilidade também podem influenciar o nosso consumo. Secretárias que tinham chocolates em suas mesas comeram 1.8 mais do que as secretárias que tinham os chocolates a 2 metros de distância. Da mesma maneira, houve um consumo de 2.2 mais chocolates quando o recipiente contendo os chocolates era transparente em comparação com o recipiente opaco.


Referências:

Higgs S, Woodward M. Televison watching during lunch increases afternoon snack intake of young women. Appetite. 2009;52(1):39-43.

Oldham-Cooper Re, Hardman CA, Nicoll CE, Rogers PJ, Brunstrom JM. Playing a computer game during lunch affects fullness, memory for lunch, and later snack intake. Am J Clin Nutr. 2011;93(2):308-13.

Wansink B, Van Ittersum K. Bottoms up! The influence of elongation on pouring and consumption volume.J Cons Res. 2003;30:455-63.

Wansink B, Kim J. Bad Popcorn in Big Buckets: Portion Size Can Influence Intake as Much as Taste. J Nutr Educ Behav. 2005;37(5):242-5.

Wansink B, Painter JE, Lee Y-K. The office candy dish: proximity’s influence on estimated and actual consumption. Int J Obes (Lond). 2006;30(5):871-5.

1 view0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2_Post
bottom of page