top of page

PÃO NUVEM OU CLOUD BREAD

Recentemente falamos sobre pão francês e tapioca e destacamos que não há alimento mágico e que trocar o pão pela tapioca não traz vantagens nutricionais. Entretanto, para celíacos e alérgicos ao trigo ou ao glúten, a tapioca é uma excelente alternativa.

Ainda nessa linha do sem glúten, vou registrar aqui uma receitinha ótima que aprendi recentemente. O pão nuvem é um pão de ovos e queijo que não é difícil de fazer, é bastante versátil e pode ser congelado para facilitar o dia a dia. Embora possa fazer as vezes do pão no café da manhã, é  nutricionalmente muito diferente, pois a sua base é de alimentos essencialmente protéicos. É uma boa opção para quem está buscando dar um “up” no consumo de proteínas. Pode também ser uma alternativa para seguidores da dieta cetogênica, em tratamento para a epilepsia refratária, por isso também deixo aqui, no final do texto, a receita adaptada e o cálculo nutricional.

PÃO NUVEM

Ingredientes:

3 ovos

60 g de queijo cottage

1/4 de c. café de fermento químico

Modo de preparo: 

Separar as gemas e claras. Na batedeira, bater as gemas e o queijo em temperatura ambiente,  até obter uma massa bem lisa. Em outra tigela bater as claras em neve com o fermento. Com auxílio de uma espátula misturá-las à massa de gemas, delicadamente. Em uma assadeira forrada com papel manteiga colocar porções de massa fazendo círculos pequenos. Levar para o forno preaquecido a 150° C, por cerca de 15 a 20 minutos, até que fiquem meio dourados. Depois de frios, você pode se quiser, colocá-los em sacos de plástico até o dia seguinte para que fiquem bem macios. Podem também ser congelados.

ADAPTAÇÃO DO PÃO NUVEM PARA DIETA CETOGÊNICA 4:1 

1 ovo

20g de creme de leite (35%)

2g de óleo

CÁLCULO: 13,9g de lipides; 7,88g de proteinas + carboidratos

(4:1 = 125,1 kcal de lipides e 31,5 kcal de proteinas + carboidratos)

1 view0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2_Post
bottom of page